Trecho do Eixo Sul na Avenida 23 de Maio (Foto: Thiago Silva)

O viário da cidade de São Paulo chega próximo dos 17 mil quilômetros extensão. É comum trafegarmos por ruas ou avenidas que possuem uma grande extensão, podendo, inclusive, sair da capital e chegar a munícios vizinhos.

Pensando nisso, entramos em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por meio do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) da prefeitura, e questionamos quais são as 10 maiores vias (ruas, avenidas, estradas, etc) da cidade de São Paulo. Fomos prontamente atendidos.

Sendo assim, confiram:

Maiores de vias de São Paulo (Foto: Thiago Silva/CET)

A prefeitura ainda informou que os eixos constantes da tabela são formados por vias com diferentes denominações, que possuem continuidade geométrica e com características urbanísticas semelhantes, estabelecendo a ligação entre diferentes regiões da cidade como, por exemplo, Marginal Pinheiros ou Eixo Norte-Sul.

Como puderam ver, a campeã paulistana é a Avenida Sapopemba. Para efeito de comparação, a extensão dessa via é maior do que qualquer linha sob responsabilidade do Metrô (concessionada ou não).

Outro detalhe interessante é que parte das vias citadas possuem características urbanas ou viárias heterogêneas ao longo de seu traçado. Isso tem relação com o crescimento desordenado da cidade, entre outras coisas, além do tratamento desigual em decorrência, por exemplo, da via passar por mais de uma subprefeitura diferente.

Além disso, esse crescimento desordenado faz com que algumas dessas vias tenham larguras ou dimensões diferentes, criando pequenos gargalos em trechos, o que impacta na fluidez do trânsito e, principalmente, na eficiência do transporte público.