Saneamento-básico-plano
Esgoto a céu aberto (Foto: Marcelo Camargo/EBC)

Assim como fizemos no ano passado, novamente iremos divulgar o ranking do saneamento básico das principais cidades brasileiras por meio do Instituto Trata Brasil (ITB), que há alguns anos vem compilando tais dados e mostrando a realidade do saneamento básico no país.

Nesse ano de 2020, o estudo aborda os indicadores de água e esgoto nas maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2018, divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades, agora Ministério do Desenvolvimento Regional.

O ranking do saneamento básico busca mostrar quais são os desafios que país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

A cidade de Santos, no litoral paulista, lidera o ranking, com os melhores indicadores. Na outra ponta da tabela, na centésima colocação, temos a cidade de Ananindeua, no Pará, que possui índices ruins.

Vejam, então, a tabela com as 20 melhores cidades e também as 5 piores.

ranikng saneamento
Ranking das melhores e piores cidades (Foto: Thiago Silva/ITB)

Um detalhe que gostamos sempre de frisar e que fica claro na tabela acima é que o serviço é prestado tanto por empresas públicas quanto privadas. E em ambos os casos, há serviços bons e ruins, colocando em xeque a falácia de que o setor privado faria melhor o que hoje o setor público faz.

A melhor cidade cujo serviço é prestado por uma empresa privada é Limeira, que aparece na 11ª colocação. E da mesma forma, na 96ª posição, está a capital do Amazonas, Manaus, também com o serviço gerido por uma empresa privada.

Notem, também, que o valor da tarifa média do m³ da água em Manaus é mais caro que 19 das 20 primeiras cidades do ranking, ou seja, um serviço ruim que custa acima do preço cobrado onde o serviço é bom.

Portanto é preciso ponderar e saber que público e privado podem se juntar e melhorar o serviço de forma global e não apenas um substituir o outro, como vem sendo divulgado em meio à votação do marco regulatório do saneamento básico.

Se quiserem ver todas as 100 cidades do ranking, basta clicar aqui.