IMG-20200124-WA0028 (2)
Trens na Linha 10-Turquesa (Foto: Thiago Silva)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) possui uma das maiores malhas sobre trilhos do planeta. São 270 km de rede divididos em 7 linhas e 94 estações. E em alguns trechos dessas linhas, além das duas vias costumeiramente usadas para as viagens comuns, existem vias paralelas, que muitas vezes ficam ociosas na maior parte do tempo.

Visando uma maior utilização, na medida do possível, a empresa presta serviços auxiliares, sobretudo nos trechos mais movimentados de suas linhas, proporcionando conforto e mais rapidez para os passageiros. É o caso do Expresso Linha 10, que circula entre as estações Tamanduateí e Prefeito Celso Daniel-Santo André, obedecendo parada apenas em São Caetano.

Tal serviço foi inaugurado em novembro de 2016, e desde então vem sendo elogiado e dando ganho de tempo para os passageiros que embarcam e desembarcam nas estações atendidas. Porém, umas das poucas reclamações do serviço se dá pelo fato de que ele opera apenas em um sentido, no caso o do pico maior. Sabendo disso, a CPTM acaba de anunciar um aumento das viagens.

A partir da próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, o número de viagens do Expresso Linha 10 da CPTM praticamente dobrará, saltando de 17 para 33 percursos nos dias úteis.

Cerca de 20 mil passageiros utilizam o serviço diariamente. O trajeto é percorrido em cerca de dez minutos e os trens partem com intervalo de 30 minutos. Pela manhã, serão realizadas 15 viagens entre 6h e 9h30. No período da tarde, serão 18, das 16h às 20h15.

Com a ampliação do número de viagens, os trens passam a prestar serviço nos dois sentidos, continuando a obedecer parada na Estação São Caetano. Lembrando que em Tamanduateí há integração gratuita com a Linha 2-Verde do Metrô.

Para o Plamurb é uma boa jogada da empresa, já que na situação anterior, os trens realizavam as viagens no sentido do pico horário e depois retornavam vazios para a estação inicial com o propósito de embarcar mais passageiros.

E mesmo as viagens sendo realizadas no contra pico, é muito provável que a adesão não seja baixa, pois como dissemos acima, permite a ligação mais rápida entre as três cidades atendidas.

A CPTM, como já dissemos em vários artigos, tem um potencial imenso, mas infelizmente, ainda, pouco explorado, talvez por motivos operacionais. Mas estamos vendo isso, aos poucos, sendo mudado. E essa ampliação do Expresso Linha 10 é um claro sinal disso.

Que a empresa possa, por meio de estudos de demanda e disponibilidade operacional, levar esse tipo de serviço para outras linhas, pois existem muitas estações estratégicas ao longo das linhas, onde é sabido que há um número maior de embarques e desembarques.

E isso ocorre, justamente por conta dos padrões socioespaciais ao longo das linhas, onde, por exemplo, existem regiões de uso misto ou predominantemente comerciais, que atraem mais passageiros que outras paradas.